8KIDS, a banda que está a inovar o rock na Alemanha

Os 8kids foram fundados na Alemanha em 2013 pelos dois músicos Hans Koch e Jonas Jakob, que atuam na cena musical local, em Darmstadt, há muito tempo.

Mais tarde, veio Emma McLellan, a juntar-se na bateria.
Em março de 2016, a banda assinou um contrato com a editora musical Melody of the World e a agência de gerenciamento Ever Ever Management. Passado um mês a banda assina um contrato com a gravadora austríaca Napalm Records.

No início de abril, “Alles löst sich auf “ foi apresentado no primeiro videoclipe na página inicial da revista Visions. No final do mesmo mês, o EP de estreia do grupo apareceu com “Dämonen”. Em Agosto do mesmo ano, a banda tocou no Olgas Rock em Oberhausen.

O grupo fez uma tour em abril de 2017, abrindo os concertos dos To the Rats and Wolves pela Alemanha, Áustria, Suíça e República Checa. No final de Maio, logo após o lançamento do álbum de estreia “Denen, die wir waren”, criado em colaboração com o produtor Kristian Kohlmannslehner, seguido de uma pequena tour pela Alemanha, como atracção principal junto dos Anorak. Seguiu-se entre 29 de setembro e 7 de outubro de 2017, uma pequena tour pela Alemanha, Áustria e Suíça como banda de apoio a Van Holzen.

Entre 17 de janeiro e 3 de fevereiro de 2018 fizeram outra tour na Alemanha. A banda passou o verão em festivais de música como o With Full Force, Highfield Festival, Green Juice Festival e Hurricane Festival. Em Março e Abril de 2019, a banda fez uma tour com os Swiss und Die Andern pela Alemanha e Áustria. Em Março, lançaram o disco “Wir bleiben Kids”, o primeiro single com Swiss como músico convidado.

No final de maio apareceu “Kraft” um segundo single. Além disso, o segundo álbum de estúdio foi anunciado para o dia 23 de Agosto do mesmo ano, ”Blūten”. Em Novembro, a banda começou na tour “Wir bleiben Kids” pela Alemanha.

As letras da banda foram todas escritas em inglês durante a fase inicial. Com a entrada da baterista Emma McLellan, as músicas começaram a ser escritas em alemão. Na estreia do EP “Dämonen”, a música é descrita como dinâmica. As músicas contêm componentes emocionais e influências pop, que são ocasionalmente cruzadas por pequenas passagens emo. O som do grupo oscila entre Caliban e vários artistas emo.

As letras do grupo são descritas como profundas. Assim como a música “Zeit” do álbum de estréia que fala sobre aqueles que estão de luto. O assunto da letra é o relacionamento fracassado do guitarrista Hans Koch, com o qual ele não conseguiu lidar por um longo tempo. Os músicos trabalharam neste disco durante dois anos.

O concerto na sala Club do Backstage em Munique foi intenso e intimista, mostrando que a banda tem um núcleo de fãs fieis, em que existe um respeito e admiração mutuo, criando uma relação de amizade.

A banda de abertura da noite foram os Kind Kaputt, que praticam um rock alternativo e pós-hardcore, com membros proveniente de Leipzig, Eschwege, Nuremberg e Berlim.

Johannes Prautzsch (vocal, guitarra), Konstantin Cajkin (guitarra) e Mathis Kerscher (bateria) tocam músicas com inspiração em bandas como, Heisskalt, Fjørt, Brand New e Thrice. O quarto membro da banda, Fabian Willi Simon, é responsável pelo trabalho visual na forma de vídeos, obras de arte e fotos.

No início de 2018, a banda lançou seu primeiro EP sob o título “The Opinion of the Individuals”. A banda atribui grande importância à idéia do DIY e quer inovar em um negócio musical ainda muito conservador.
Em Março de 2019, o álbum de estreia “Zerfall” será lançado. Num mundo onde nada mais importa, mas que está constantemente desmoronando, este álbum descreve exactamente o desamparo que a geração jovem está a enfrentar actualmente: subestimada, desiludida e sem orientação.

Deus está morto, assim como o socialismo. E o capitalismo deixou-nos apenas uma coisa: uma vida chata, consumida pelo consumo e pela pressão para executar, que perde apenas uma coisa: o senso de coerência.

Depois de uma tour na Alemanha com os Kaffkönig em 2017, entre outras coisas, juntam-se aos 8Kids em 2018, os Kind Kaputt estarão de volta numa nova tour em maio de 2020.