ROCK AM RING (RAR) e ROCK IM PARK (RIP), os caminhos do sucesso!

A Alemanha é um país da Europa ocidental com 357 000 km2 e conta com cerca de 83 milhões de habitantes.

Qual a analogia desta premissa com o ROCK AM RING e ROCK IM PARK?

Sem dúvida que é um país enorme e que nos presenteia com os melhores festivais do mundo, sejam eles de metal, rock, pop, eletrónica, ou pimba (o deles).
O ROCK AM RING e ROCK IM PARK não foge à regra!

A primeira edição foi realizada em 1985 e logo nesse ano teve um êxito tremendo com uma audiência de 74 000 pessoas. A animar as hostes tiveram os U2, Joe Cocker, Marilion entre outros.

No entanto, o festival teve um decréscimo de público nas três edições seguintes atingindo as 30 000 pessoas em 1988. Para os alemães 30 000 pessoas num festival é um fracasso mas para alguns países seria um sucesso.

O festival verga mas não cai! E após 2 anos de interrupção, o evento renasce lentamente, atingindo os números pretendidos em 1994, com a presença de 70 000 pessoas.

Toda esta evolução foi um processo bem estruturado e organizado e analisando todos os cartazes do evento concluímos que o êxito foi optar por inserir bandas não só de rock mas também de outros estilos musicais.

Nas primeiras edições actuaram bandas de rock como já referimos,U2, Joe Cocker, Marillion, INXS, David Bowie, The Cure, Simple Minds, Eurythmics, Systers of Mercy, Def Leppard, Faith No More,etc.

Foi em 1994 que se assistiu a uma mudança de estratégia da organização, inserindo no cartaz bandas bem diferentes do rock clássico, rock tradicional, tais como clawfinger e Rage Against The Machine.

A estratégia manteve-se nos anos que se seguiram, e em 2006 atingiram o record de público presente, mais de 80 000 pessoas. Nomes como Iron Maiden,Megadeth, Slayer, System of Down, Lamb of God, Rob Zombie, Avenged Sevenfold, já pisaram o palco do RAR.

Curiosidade: O festival mantém uma média de 80 000 espectadores desde 2006.
O ROCK AM RING e ROCK AM PARK 2019 já passou e 2020 já mexe.

O RAR e RIP já confirmaram a presença de System Of A Down, Green Day, Volbeat, Deftones, Billy Talent, etc.

A edição é realizada nos locais habituais entre os dias 5 a 7 de Junho.

Ainda há bilhetes e pode adquiri-los no endereço electrónico que se segue:
https://www.rock-am-ring.com/tickets