WITHERFALL com EP acústico tornaram-se uma banda “Vintage”

Em Março deste ano, a banda Witherfall foi a convidada especial na Tour Acoustic Adventures, da banda finlandesa Sonata Arctica.

Esta tour acompanhou o lançamento do seu novo trabalho, na verdade não tão novo assim, musicalmente falando… Vintage é uma reposição acústica de alguns temas de álbuns anteriores, e de alguns covers feitos pela banda.

Durante as sessões de A Prelude For Sorrow, em 2018, os Witherfall gravaram duas músicas que foram planeadas para serem lançadas como temas bónus, “I Won’t Back Down” de Tom Petty e “A Tale That Wasn’t Right” da banda Helloween. Porém elas não apareceram como bónus no álbum, mas agora com esta tour acústica, os Witherfall decidiram lançar estes covers em conjunto com alguns relançamentos das suas músicas originais.

Vintage é apresentado como um EP, dividido em oito temas, somando quarenta minutos de música.

O teclista Alex Nasla e o percussionista James Cornwell foram os convidados para trabalhar com Joseph Michael, Anthony Crawford e Jake Dreyer, na produção deste trabalho.

O EP abre com o tema Vintage” do álbum  A Prelude For Sorrow. Aqui a música de 11 minutos é dividida em 3 partes, “Vintage I”, “Nobody Sleeps Here” e “Vintage II”.

Elas permanecem relativamente perto do original, no entanto um pouco mais melancólicas, devido à sua performance puramente acústica. Excelente a transmissão das harmonias da guitarra neoclássica, às guitarras com arranjos acústicos. Isso realmente proporciona belos momentos de audição. As vozes também são sublimes sem as guitarras amplificadas e o baixo traça linhas que conduzem os temas na perfeição, à medida que os minutos passam.

A versão que foi feita de “A Tale That Wasn’t Right”, dos Helloween é muito bem pensada e executada, porém temos que mencionar que eles não adicionaram muitas novidades em relação ao original. Quando a música explode, as guitarras amplificadas também são usadas neste EP, mas fica claro que a banda tenta seguir muito a versão original.

O segundo tema que o EP Vintage nos apresenta é “Ode To Despair”, canção também lançada no álbum A Prelude For Sorrow.

De seguida temos uma música trazida do álbum Nocturnes and Requiems, primeiro da banda lançado em 2017, “The Long Walk Home” .

Tom Petty é homenageado com uma bela versão de I Won’t Back Down”: Tornou-se uma música mais sóbria, lenta e desolada, um tratamento que funcionou muito bem.

Para concluir a apresentação deste álbum, os Witherfall trazem-nos a versão original da canção Vintage.

Vintage é um disco especial com canções diferentes e convincentes. É interessante ouvir Witherfall num cenário musical diferente.

Trabalho indispensável para fãs que acompanham a banda há algum tempo e para novatos que estão a descobrir a mesma.