REDLIZZARD, uma análise ao “The Black album”

Os portugueses REDLIZZARD e os norte americanos Metallica têm algo em comum. “The Black Album” é o nome do novo álbum dos REDLIZZARD, banda oriunda de Almada.

Formada em 2008 em Almada, a banda portuguesa REDLIZZARD, foi fundada por Patrick Elmer e Elvis Batista. Com 11 anos de existência, REDLIZZARD editaram até ao momento o EP “In Your Face” em 2011, o seu primeiro álbum “The Red Album” em 2015, e este ano apresentam um novo trabalho intitulado “The Black Album”.

O trabalho, o talento e as dinâmicas musicais foram premiadas com a abertura do concerto dos míticos Bon Jovi no Parque da Bela Vista em 2011, actuando para 56 mil pessoas.

Membros atuais:
. Gerson Santos (Vocals)
. Patrick Elmer (Guitarra)
. Elvis Batista (Guitarra)
. Eurico Orvalho (Baixo)
. Rick Gonçalves (Bateria)

“The Black Album”, a segunda “longa metragem” dos nacionais REDLIZZARD é constituída por 9 músicas que nos transporta ao rock clássico dos anos 80s/90s.

A faixa “Shake It” trouxe memórias passadas de um jovem que no final dos anos 70 fundou os emblemáticos The Cult, estamos a falar de Ian Astbury. Sim, esta música fez-me lembrar os anos 80 e Ian Astbury. O vocalista, Gerson Santos, em alguns momentos consegue atingir um timbre muito parecido com o frontman dos The Cult. No nosso entender foi a música do álbum que nos ficou no ouvido. Posso afirmar-vos que estou a escrever, cantando o refrão vezes sem conta.

“Losing Control” é o tema de abertura deste novo registo. Um som puro de rock clássico, com riffs de guitarra espaçados e melódicos. Uma composição clássica de rock, com entrada de bateria seguida da guitarra ritmada. O refrão fantástico, é eleito por nós como o refrão do albúm.

“Back Together” é a quarta faixa deste álbum. Tema que me transportou até aos anos 90, ao rock protagonizado pelos Foo Fighters.

De uma forma geral este novo trabalho fez-nos viajar até aos anos 80 e 90, trazendo à nossa memória bandas como The Cult, Def Leppard, WASP, Foo Fighters. Um álbum que a GuitarScream aconselha a escutarem, bem produzido, músicas que nos invade a mente, que nos conduz a momentos nostálgicos.

É rock, é nacional, e é bom!

Destacamos também a capa do disco, simples, mas muito apelativa.

Tracklist “The Black Album”

  1. “Losing Control” – 3:40
  2. “Baby It’s Allright” – 3:32
  3. “Shake It” – 3:45
  4. “Back Together” – 3:52
  5. “Let It Rock” – 3:22
  6. “Swallow This” – 3:49
  7. “Sometime It’s You” – 3:30
  8. “Time In The Bottle” – 3:41
  9. “Shelter Me ” – 3:13