MONO, são uma das melhores bandas ao vivo da actualidade

MONO é uma banda de rock instrumental, oriunda de Tóquio (Japão), e foi originalmente formada em 1999. São especialistas em combinar arranjos orquestrais com o ruído da guitarra shoegaze. Tanto que a musicalidade da banda e o seu reportório musical diversificado eclipsaram o género Rock.

Como a revista musical britânica NME afirmou uma vez, “isto é música para os deuses”. Um projecto monumental deste quarteto foi quando organizaram um conjunto de espectáculos com uma pequena orquestra de 23 peças, em Nova York, Tóquio, Londres e Melbourne.

A sua tour mundial anual consiste em cerca de 150 concertos. Já visitaram mais de 57 países (e continua as suas visitas) e orgulhosamente detém o título de uma das bandas de maior sucesso internacional no Japão. Tanto os críticos quanto os fãs de música rock concordam que MONO é um dos melhores projectos ao vivo que existem.

Depois de lançar 10 álbuns de sucesso, incluindo um álbum ao vivo com uma orquestra em Nova York, receberam o prémio “The Marshall Hawkins Awards: Melhor Partitura Musical – Featurette” do Festival Internacional de Cinema Idyllwild, pela sua curta metragem “Where We Begin ” datada de 2015.

A banda também foi apontada ao “Prémio Ariel de Melhor Banda Sonora Original” pela longa-metragem “The 4th Company”, lançado em 2016.

Em 2018, integraram no seu seio um novo baterista, Dahm , e iniciando uma nova etapa.

No começo do ano, foram convidados para o Festival de Meltdown, em Londres, como uma das atracções principais, solicitada pessoalmente pelo vocalista Robert Smith, dos The Cure.

A banda dividiu o palco com artistas como My Bloody Valentine, Nine Inch Nails, Mogwai e Deftones.

Gravaram recentemente o seu 10º álbum, “Nowhere Now Here”, tendo sido lançado mundialmente a 25 de Janeiro de 2019, para coincidir com seu aniversário dos 20 anos.

O álbum foi mais uma vez produzido pelo amigo de longa data da banda, Steve Albini, dos Electrical Audio, em Chicago.

Aconselhamos esta banda aos nossos leitores.