Falar de Xutos & Pontapés é falar da maior instituição rock do nosso país. A comemorar 40 anos de carreira a banda lança “Duro” cinco anos depois do álbum “Puro”.

Álbum este que é descrito pela banda como “um legado de perseverança e persistência, de luto e de alegria”.

Dito isto, os Xutos & Pontapés deram mais um concerto integrado na sua XL TOUR, desta vez no Estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria no passado dia 11 de Maio.

Estádio a abarrotar para mais uma celebração ao rock e com várias gerações para o testemunhar.

Os Xutos & Pontapés malharam em músicas do seu último trabalho tais com “Duro”, “Alepo” cuja letra foi composta com frases da menina Síria Bana Alabed sobre o conflito Sírio… e “Duelo ao Sol” cuja música teve direito a um Carlão projetado numa tela, com os Xutos como pano de fundo.

Não faltaram os habituais clássicos tais como “A Minha Casinha”, “Avé Maria” e “O Homem Do Leme”.

Este terá sido o primeiro concerto que aqui o vosso fotógrafo armado em “escriba” presenciou sem o mítico Zé Pedro, e é notória a falta de tal personagem… Não só em termos musicais, mas também a sua presença e boa disposição com que debitava acordes na sua guitarra, porque o Zé Pedro era isso mesmo, além de grande músico era um “bacano”.

E um concerto de Xutos & Pontapés é isto mesmo… boa disposição, milhares de pessoas a cantarem em uníssono e um hino ao rock e à música portuguesa.