BANCO DEL MUTUO SOCCORSO, a banda que construiu uma obra de arte!

A 10 de maio de 2019, tivemos o lançamento de um álbum que representa  uma vitória para os apreciadores de boa música, mas principalmente, os que assim como eu,  gostam de Rock Progressivo.

O novo álbum dos “Banco Del Mutuo Soccorso”, foi lançado 22 anos depois do seu último álbum de estúdio.

FORMAÇÃO DE BANCO DEL MUTUO SOCCORSO (2018)

Afastados dos estúdios após passarem por momentos dramáticos como a morte do então vocalista e líder da banda, Francesco di Giacomo, vítima de um grave acidente de carro, e a doença de Vittorio Nocenzi, o “Banco” fez algumas apresentações ao vivo, mas nesse meio tempo não houve nenhum material inédito.

Atualmente a formação da banda conta com Tony D’Alessio (Vocal), Vittorio Nocenzi (piano, teclados e voz), Filippo Marchegiani (guitarras e vocal), Nicol Di Già (guitarras), Marco Capozi (baixo), Fabio Moresco (bateria) e Alessandro Papotto (clarinete).

O álbum, intitulado “Transiberiana” apresenta, como esperado, uma suite conceitual composta por 11 faixas, onde toda composição foi feita por Vittorio Nocenzi e seu filho Michelangelo Nocenzi,

Embora o gênero musical Progressivo tenha perdido as suas características no final dos anos 70, isso não significa que perdeu os seus valores artísticos.

Algumas músicas maravilhosas foram criadas dentro desse conceito ao longo dos anos, e este álbum é uma ilustração maravilhosa de tal facto.

O estilo tornou-se simplesmente um género “fechado”, que oferece música rock ambiciosa, sofisticada e inteligente, com ênfase em temas melódicos bem estruturados, que servem de base para improvisações prolongadas, a misturar os sabores Clássico, Rock e Jazz.

Neste álbum, os “Banco Del Mutuo Soccorso” retornam ao seu período de apogeu, durante o qual eles criaram os seus primeiros três álbuns: a estreia, com um álbum de mesmo nome, “Darwin!” e “Io Sono Nato Libero”. A mesma abordagem para melodia, harmonia e instrumentação aparece aqui, porém com técnicas de som e produção actualizadas.

BANCO DEL MUTUO SOCCORSO – L’imprevisto (OFFICIAL VIDEO)

O álbum oferece uma magnífica colecção de melodias, cheias de lirismo típico italiano e bela harmonia. As letras italianas funcionam como algo mágico.

Alguns “críticos” provavelmente alegarão que isso é tudo sobre nostalgia, mas a verdade é que este novo álbum não tem nada haver com nostalgia.

É completamente novo e contemporâneo, e o facto de ainda ser apresentado ou considerado como progressivo não enfraquece seu valor.

É tudo com requintada elegância, bom gosto e talento, já que apenas os músicos mais talentosos são capazes de criar uma música perfeita baseada numa tradição.

Talvez o melhor testemunho da qualidade do “Transiberiana” esteja no fato de que o ouvinte não precisa entender o italiano para apreciá-lo. É um álbum que transcende a linguagem.

Musicalmente o álbum proporciona uma audição imprevisível, variada e envolvente.

Enquanto as músicas misturam estilos, atmosferas e mudanças de ambiente. Há uma musicalidade magistral em acção aqui. E a forma como cada um dos músicos  combinam os seus instrumentos, formam uma tapeçaria sonora fantástica.

Os vocais tão variados quanto os instrumentos, tem um poder cru, apaixonante e emocionalmente em movimento.

Estamos perante uma obra de arte.

BANCO DEL MUTUO SOCCORSO – L’assalto dei lupi (OFFICIAL VIDEO)