LAMAECUM METAL FEST, alma grande para a 1ª edição

É no Complexo do Paivaz (Galvã-Lamego), dia 16 de Março de 2019, que arranca a primeira edição do Lameacum Metal Fest organizado pelo bar TreBARunA.

O bar faz o seu 10º aniversário neste ano, foi aberto no dia 13 de Março de 2009. A organização deseja que o Lamaecum MF seja um sucessor digno do antigo Festival Cortes de Lamego.

Este evento é de entrada livre e conta com a presença do metalcore com influências de thrash dos Cabodano. A banda espanhola estreia-se em terras lusitanas e vem apresentar o seu primeiro álbum lançado em Outubro do ano passado, “O Espertar” e promete agitar as hostes.

Já em solo nacional e naturais de Peso da Régua, os Sollust apresentam uma dança entre gritos e vozes limpas que ecoam na nossa cabeça, o rock progressivo já marcado no seu EP “The Last Bird Song” vai estar presente em Lamego. O seu primeiro álbum ainda está para vir mas a banda já lançou o single “Lost in Oblivion” para deixar os metaleiros com água na boca.

De Penafiel chegam os Godark que estão também prestes a lançar o seu novo trabalho “FORWARD WE MARCH”. A banda que nos mostrou que adora criar ambientes sonoros mágicos já esteve presente no Milagre Metaleiro XI após ter vencido o concurso de bandas do festival. Os guturais e os solos de guitarra vão fazer mexer o público, nem a cerveja vai resistir! Os Godark marcam também presença no Mangualde Hard Metal Fest 2020.

Biolence, é a banda que vai ficar responsável por misturar o death metal com thrash metal e acelerar a noite no Complexo do Paivaz. Vão abrir-se espaços para o circle pit, acompanhados por guturais profundos. O grupo oriundo de Vila Nova de Gaia tem na bagagem o seu último álbum “Violent Exhumation” lançado no ano passado.

Esta primeira edição termina com a entrada do hardcore e heavy metal, os The Temple trazem consigo bastante experiência ao vivo, tocando perto de bandas como Moonspell, Machine Head, Septicflesh entre outros. Estes prometem dar um grande concerto e incendiar o palco lamecense tocando temas do seu último trabalho lançado em 2015 com o nome “Serpentiger”.

Posto isto, o bar TreBARunA tem tido bastante influência e trabalho na difusão da música pesada nacional em Lamego e parece que esses esforços estão a dar frutos, nascendo assim mais um festival de pequeno porte chamado Lameacum Metal Fest.