EQUALEFT – Saiba como foi lançamento do álbum WE DEFY

Texto e Foto (by telemóvel) – Verônica Mourão

Ocorreu no último dia 01 de fevereiro, sexta feira, a festa de lançamento de “We defy” dos Equaleft : A banda Groove Metal portuguesa, liderada por Miguel Inglês, que reuniu amigos e colegas de outras bandas para um grande encontro, com direito a “Húngaros” bem tenros e docinhos .

A festa foi realizada no Hard Club no Porto, e a casa encheu-se. Quem comprasse o bilhete, também foi oferecido o álbum da banda. Mais do que promover a divulgação e a comercialização dos produtos do gênero, aquele era o encontro de colegas, amigos e permitiu que pudessem fazer um grande convívio. Com convidados bem conhecidos da cena Metal Portuguesa, os Equaleft encerraram o evento, que teve abertura com a banda SOTZ, seguido dos WEB e os Analepsy. A banda Equaleft encerrou o evento com um grande concerto cheio de energia, profissionalismo, convidados e até com saxofone, instrumento nada comum neste estilo musical.

Miguel Inglês

Chegamos após a primeira banda, por motivos que não esperávamos, mas o facto é que conhecemos bem a enérgica e potente SOTZ que viaja no peso pesado das civilizações antigas. assim como o seu último álbum: Tzak , em homenagem aos povos Maias.

O bom humor de Dan Vesca e João “Jisus” Rocha, (junto à sua malta), trazem para o estilo muito apreciado em solo português, (o Death Metal), uma proposta fluida e criativa que aliados à um som brutal, tem ainda muito para nos conquistar. Eu ainda ouso dizer que esses meninos, vão muito longe e por um caminho só seu! Como não temos registos deles no evento, fica aqui a divulgação do CD TZAK e da linda TSHIRT “Baak”

Tshirt – Sotz

A segunda banda foi a famosa Thrash Progressive Metal band “WEB” com o bem conhecido Victor a todo vapor nas guitarras. Os Web faz parte da velha malta oitentista. Nascidos de uma época em que o metal ditava a onda como última tendência, foi a partir da banda Tarantula que a semente dos Web foi germinada.

Sobreviventes às instabilidades e perdas irreparáveis, surgiram novamente nos anos 90 com uma nova formação. Das épocas do Rock Rendez Vous em Lisboa, os WEB mantiveram-se firmes em vários festivais e desde então nunca mais pararam de crescer e estarem apresentando o melhor metal por ai, com direito ao vinil, fitas cassetes, palhetas e t-shirts, a banda tornou-se um ícone do metal lusitano e com um lindo material em VINIL ilustra os 30 anos de carreira, comemorados recentemente

Saiba mais sobre a história da música pesada em território português, ao clicar aqui

 Victor, seu mais antigo membro, “galopa” no palco e mostra sua vitalidade em habitat natural. Os instrumentais são mesmo excepcionais e o vocalista Fernando Martins é altamente, com a energia certa dos WEB!

Confira o site da banda: AQUI

Os Analepsy vieram em seguida e parecia um dejavu de Vagos, onde eles estiveram o ano passado no palco auxiliar.

O instrumental é rico e a voz de Diogo Santana retumba sombria nas paredes escuras do Hard Club e traz a eles uma personalidade especial, visto que é um som denso e pesado, comandado por meninos tão jovens! O público aprovou, até muletas viam-se ao ar!

Mas parece que a grande ansiedade era pelo “húngaros” ou melhor, pelo concertos dos Equaleft, o grande momento da noite. E assim foi, uma noite magnífica, a objetividade das bandas brindava o profissionalismo da dona da festa. O Hard Club foi mesmo pequeno para tantos moshes e alguns crownd sufers…

Finalmente, os Equaleft vão para o palco mostrar aquilo que sabem de melhor. Num estilo tão hipnotizante como os System of Down, se me permitem a comparação, a banda tem energia sem fim e impressiona-me como podem ser tão cheios de força.

OS EQUALEFT é uma banda de groove metal do Norte de Portugal e nasceu em 2004 feito por ex integrantes de outras bandas. A banda cresceu a partir de 2008, e participou de muitos festivais entre eles o SWR Barroselas, Metalfesft, Mangualde Hardmetalfest, Moita, Metalium Vimaranes Fest, e tem partilhado o palco com bandas amigas, tais como Web, Holocausto Canibal, Heavenwood, entre outros.

Discografia:

  • Demo – “As irony preVails …” em 2008,
  • EP “the truth Vnravels” em 2010
  • Álbum: “Adapt & Survive” através de Raising Legends Recors / Raging Planet Records – (2014)
  • 2019- Lançamento álbum “We Defy”

A banda é formada por:

Miguel ‘Inglês’: Vocals
Bernardo ‘Malone’: Guitar
Miguel Martins -Guitar
Marco Duarte- Drums
André Matos-Bass

Equaleft tem um som intenso, e faz bom uso dos pratos de bateria, bem como guitarras com solos bem trabalhados. Miguel Inglês, com muita simpatia, agradeceu todos os convidados, os músicos e alguns até tocaram com a banda. O público foi mesmo ao delírio, e os fãs estavam mesmo presentes. Alguns momentos percebi a introdução de acordes instrumentais e o gutural estava também presente. O final teve um saxofonista e a presença dos vocalista dos SOTZ e dos WEB e o fim era como um grande agradecimento, deles por nós; nós por eles. O presente? Um miminho da confeitaria portuguesa…Os deliciosos, HUNGAROS.