Vamos falar dos Iron Maiden?

Os Iron Maiden são a maior banda de Heavy Metal do mundo. Isso é indiscutível. Gostamos das histórias da banda, seus membros, os seus lançamentos e também de suas canções. Agora todas as semanas a Guitar Scream vai falar desses monstros do Rock, suas letras e suas músicas.

Vamos fazer uma análise de álbuns, canções e a vida dos artistas e técnicos.

O fenômeno IRON MAIDEN. Vamos apresentá-los para quem ainda não os conhece…

A banda nasceu na garagem do baixista britânico Steve Harris, um apreciador da bola (não conseguir entrar na carreira do futebol, fez com que se interessasse ainda mais pela música).

Estamos a falar do Natal de 1975, há quase 43 anos . A data é tão forte, que toda a gente já sabe: Christmas Day. Mas quem ganha a prenda do Pai Natal somos nós, fãs,que gostamos pelo menos de uma canção desses lideres do Rock Metaleiro.

Nós resolvemos traçar uma linha reta, mas cronológica que passou por várias gerações, mudanças de comportamento, situações históricas, sociais, mudança de membros, além de uma impressionante e quase inexplicável permanência inabalável no mercado da musica pesada. Essa linha é reta, mas pontuada das seguinte forma:

Fases de entrada e saída dos vocalistas principais
  • 1975-1982 – Fase inicial com destaque da influencia punk – com o vocalista Paul Dianno
  • 1982-1993 – Fase aguda com destaque dos fundamentos do NWOBHM – com o vocalista Bruce Dickinson

(entre 1990-1993 já grandes modificações já ocorriam)

  • 1994-1999 – Fase Intermediária com destaque ao modernismo  – com o vocalista Blaze Bayley
  • 2000-até os dias atuais. – Fase contemporânea com grande estruturação musical com base no Progressivo – com a volta de Bruce Dickinson

Essa cronologia inicial é controversa, mas representa as maiores grandes diferenças ocorridas na estrutura da banda em sua carreira. Suas denominações também são discutíveis, o que gera um interessante e conceitual crítica em relação a nomes e perfis. Mas aqui vamos colocar os dados que são relevantes para um entendimento mais objetivo e claro, focar em coisas que realmente podem ser diferentes ou pouco conhecidas sobre eles.

Quem fez parte dessa história?

Músicos que passaram pela banda:

Paul Day , Ron Matthews, Tony Parsons, Dave Sullivan, Bob Sawyer, Thunderstick, Paul Cairns, Terry Wapram, Doug Sampson, Paul Todd, Terry Rance, Tony Moore, Dennis Straton, Dennis Wilcock, Michael Kenney…

Com mais actuação ou permanentes:

  • Steve Haris– Fundador, baixista e criador das linhas galopantes e rápidas da banda, junto à bateria.
  • Dave Murray – Guitarrista com mais tempo a actuar pela equipa. Responsável por grandes acordes.
  • Adrian Smith – Amigo de Dave e um dos mais respeitáveis guitarristas do estilo metálico. Grande solos e acordes únicos.
  • Bruce Dickinson – Celebridade do Heavy Metal. Além de excelente cantor, é empresario e piloto. Além de fabricar cervejas, dar palestras e lutar com espadas. É mesmo um gajo incrível.
  • Paul Dianno – Se não fosse o excesso de rebeldia, Paul ainda seria o vocalista da banda. Personalidade punk, mas com atitude para uma actuação metálica. Fez parte de criação das bases do metal.
  • Blaze Bayley – Vocalista com carreira antes (banda Wolfsbane) e depois, (Solo) de estar nos Iron Maiden. Sua permanência na banda foi entre 1994 e 1998, e lançaram 2 discos. X Factor e Virtual XI
  • Janick Gers – O último guitarrista a entrar, tem seu estilo próprio e é bastante performático.
  • Nicko Mc Brain – Baterista dos Maiden e conhecido como o gajo porreiro que anima a malta. Estilo único e muito bem executado nos tambores metálicos.
  • Clive Burr– Foi o baterista responsável pelas bases do Metal, junto à Steve Harris. Com um estilo rápido e harmônico influenciou muitos de sua geração.

Deixo vos uma actuação do inicio da banda. Espero que gostem…

Inicio da Carreira


E O QUE DIZER DO CONCERTO DELES EM 2018?