BAIRRADA METAL FEST, um pequeno festival com alma grande! (reportagem 1º dia)

O primeiro dia do Bairrada Metal Fest realizou-se na passada sexta-feira (12 de Outubro), no Clube de Ancas, na pequena freguesia de Ancas, concelho de Anadia.

Chegámos ao local por volta das 21h30m, e fomos levantar a nossa credencial e respectiva autorização para fazer o nosso trabalho. A simpatia das gentes da Bairrada começou logo na bilheteira.

Entrámos numa sala de espectáculos, que pelo aspecto destinasse a todos os espectáculos que o local de Ancas e as suas associações realizam durante o ano. Antes de começar os concertos, fizemos um reconhecimento de toda a área envolvente. Notámos que havia muita juventude da terra com um espírito muito vincado de associativismo e voluntariado. Queremos concluir que este é o segredo para que este festival tenha sucesso e um bom futuro.

Como é tradição em Portugal, os concertos nunca começam à hora marcada. Estava marcado o início do festival para as 22h…eram 22h40m quando em palco entram os StrikeBack, banda espanhola oriunda da Corunha, e com um thrash metal energético e muito bem tocado. A harmonia das guitarras a roçar a perfeição, e um vocalista com uma alma imensa e um carisma muito bem vincado.

 

A banda seguinte foi os PAINTED BLACK, com uma sonoridade muito próxima de um metal ambiente, em que encontramos verdadeiras “bandas sonoras” dignas de uma declamação de poesia, acompanhada com a agressividade  do metal mais extremo. Gostamos do que vimos e ouvimos.

De Lisboa veio uma das bandas mais extremas de Portugal, conhecida pelo seu Grindcore/Brutal Death Metal, os GROG. Já conceituados no panorama nacional, deram um concerto à imagem daquilo que já habituaram os fãs, músicas curtas e tocadas de forma energética. A velocidade supersónica do pedal duplo do bombo do baterista Rolando, deixa a velocidade da luz a chorar de inveja. O baixista Alex encontrava-se bastante doente, no entanto apenas foi impeditivo de haver efeito de fumos em cima do palco, porque de resto a qualidade do seu baixo fretless estava bem vincado, em todas as músicas.

A noite terminou com os ViraLata que vieram de Lisboa e trouxeram o Punk Rock tocado em Português. Basicamente foi um prazer ouvir uma banda a executar tão bem o Punk, e com uma mensagem transmitida em Português, capaz de chegar a todos os presentes, sem que qualquer dúvida houvesse. Gostamos do que ouvimos e vimos.

A organização esteve sempre empenhada em dar o melhor a todos os presentes, que embora não estivesse a casa cheia, estava muito bem preenchida.

Anunciamos ainda que o segundo dia do festival, que estava para ser realizado no sábado (13 de Outubro) foi adiado para data a definir. Este pequeno percalço deveu-se à tempestade que assolou o continente Português e que atingiu a zona centro de forma acentuada. Aguardamos a marcação do segundo dia do festival e que contou com a compreensão de todas as bandas.

COMUNICADO DA ORGANIZAÇÃO:

Bairrada MetalFest 2018

Comunicado

Por força da tempestade de ontem – e corte de energia – não foi possível realizar os concertos previstos dos Terror Empire, GodVlad e Bizarra Locomotiva.

Assim, agradecendo-se o profissionalismo e prontidão de respostas das bandas (às quais desde já agradecemos) e à compreensão do muito público presente (vindos de vários pontos do País) e a todos os que com bilhete adquirido não puderam marcar presença por força do temporal – mais informamos que BREVEMENTE FIXAREMOS A DATA PARA REPOSIÇÃO DO CARTAZ DO ÚLTIMO DIA DO FESTIVAL..

Conforme transmitido ontem, todo o público que deixou registo de dados, ou todos aqueles que tendo pago o bilhete não puderam comparecer, irão receber o correspondente convite. Para algum esclarecimento adicional por favor dirijam mensagem para o email: bairrada.metalfest@clubedeancas.com

Da parte do Club de Ancas agradecemos a colaboração de todos os envolvidos, estando certos de que teremos o espectáculo que todos merecemos!

Neste sentido, o espectáculo contemplará as atuações dos:
Diesel Humm! (que tendo atuado se disponiblizaram para nova atuação)
Terror Empire
GodVlad
Bizarra Locomotiva

#BairradaMetalFest #ClubDeAncas #SentirAnadia

Queremos ainda realçar que todas as bandas portuguesas prestaram a sua homenagem ao baixista da banda SIMBIOSE, Sérgio Curto (BIFES), que recentemente nos deixou devido a um acidente de viação. Todos lamentaram a perda deste amigo e companheiro de guerra, nos palcos do Metal, e onde se ouviu por várias vezes palmas de homenagem por parte do público.

Iremos lançar em breve toda a reportagem fotográfica deste festival.