IBERIA, o mérito cultural e artístico do metal nacional

IBERIA é uma banda nacional formada nos anos 80, no concelho da Moita, tornando-se num projeto musical, dos mais importantes e relevantes do metal nacional.

Possuidores de uma sonoridade do puro heavy metal, sempre transportaram os valores transmitidos pelas gentes da sua terra. E a sua terra quis agradecer o facto de levarem o seu concelho (Moita) além fronteiras. O município da Moita atribuiu à banda IBERIA, no dia de ontem, a Medalha de Mérito Artístico e Cultural a este projeto, como forma de agradecimento pelo facto de ao longo dos anos terem sido uns orgulhosos filhos da terra, nunca tendo negado as suas origens. Esta condecoração valoriza ainda toda a sua carreira, e a sua constante insistência, em fazer boa música, e a orgulhar não só a Moita, mas também Portugal.

E porque é que isto é notícia na Guitarscream?

É notícia porque a GS quer enaltecer a sensibilidade cultural, e o acto de coragem, por parte de uma Câmara Municipal em congratular uma banda de Heavy Metal. A música metal, tão pouco compreendida pelo comum mortal, e olhada pela maioria da sociedade com alguma desconfiança, em relação à índole moral dos intervenientes diretos neste estilo musical, saiu ontem em ombros das portas da Câmara Municipal de Moita. Este feito tem uma responsável chamada Banda IBERIA.

Parabéns à banda, e ao Município da Moita.