DAVID FIUCZYNSKI, uma lenda viva da guitarra na Guitarscream

O dia de hoje, 4 de Setembro de 2018, termina da melhor forma para a Guitarscream. Após longos anos a seguir uma das lendas vivas da guitarra, DAVID FIUCZYNSKI, tivemos o prazer de hoje estarmos à conversa com este músico.

A Guitarscream, estará presente no concerto da sua banda, SCREAMING HEADLESS TORSOS, no próximo dia 19 de Novembro, numa das maiores e mais importantes salas da Alemanha (Backstage – Munique).

Não estamos perante uma banda de metal, mas estamos na presença de uma das melhores bandas do mundo Jazz/Rock, fundada em 1984 pelo mestre e reconhecido guitarrista David FiucZynski. A banda é constituída por músicos, mestres nos seus instrumentos, onde a virtuosidade é uma das características inerentes aos temas que apresentam.

O cientista musical David Fiuczynski começou os Screaming Headless Torsos na década de 80. A banda misturou punk-rock e reggae, e foi liderada por uma cantora de ópera baseada num modelo de misturar as vibrações da cantora punk alemã Nina Hagen, com um dos mais cruéis punks e bandas de reggae de sempre – os Bad Brains!

Seguindo em frente, os Screaming Headless Torsos adicionou o percussionista Daniel Sadownick nas congas e incorporou o funk, house, “latin”, ska e outros elementos num estilo único que diferencia os Torsos das outras bandas. Continuando a tradição de ter sido liderada por cantores como Freedom Bremner e Dean Bowman, a afro-latina Sophia Ramos, agora começa de onde começamos em 1997, quando ela esteve por pouco tempo na banda, acrescentando sua voz aguda e o seu soul do outro mundo. Completando a banda está DJ David Ginyard no baixo e James “Biscuit” Rouse na bateria.

Os SHT não são aquele tipo de banda que grava sem qualquer objectivo. Consideramos que estamos na presença de obras primas, que irão complementar toda a história mundial da música, e como exemplo disso está o seu último álbum gravado em 2014 CODE RED (ver video abaixo).

O álbum foi produzido pelo produtor veterano de Torsos, Gregg Fine, com três faixas “Code Red”, “Wizard of Woo”, e Sideways, sendo co-produzido pelo reconhecido e premiado vencedor dos Grammys, Ron Saint Germain (Muse, Cor viva, Michael Jackson, 311, Diana Ross). Este trabalho conta com vários convidados, como por exemplo o guitarrista James Valentine (Maroon 5) na faixa 2, (“Brooce Swayne”), os tecladistas Casey Benjamin (Robert Glasper Experiment) e Chris Fisher (Funk Nuveau) tocando vocais contrastantes de vocoder/sintetizador na faixa 6, (“Sideways”). Contou ainda com o lendário tecladista Bernie Worrell (parlamentar-Funkadelic, The Talking Heads) que coloca todo a sua influência psicadélica no tema “Wizard of Woo”, uma homenagem escrita por Bernie em homenagem a Fiuczynski.

Iremos então estar presentes neste concerto e participar na tour desta mega banda, e deliciar-nos com a guitarra do génio, mestre e lenda viva David Fiuczynski…