BEYOND THE BLACK, o Metal Sinfónico a conquistar a Europa |Reportagem|

No passado dia 20 de Setembro, estivemos presentes, na conceituada sala de concertos BACKSTAGE, em Munique. Hélder Martins, o nosso jornalista e já respeitado fotografo nos espaços alemães em que tem feito  magníficos trabalhos, elogiados pelas próprias bandas, esteve presente nesta sala, para a apresentação do novo álbum (“Heart of the Hurricane“) da banda de metal sinfónico BEYOND THE BLACK.

A noite começou como todos os concertos nas salas Alemãs… à hora marcada. Rigorosos e organizados, os concertos que normalmente assistimos na Alemanha não têm falhado nestes “pormenores”, levando a que o público adira em grande número às salas de espectáculos, pois sabem que estes concertos acabam cedo, e no dia seguinte podem ir até aos seus empregos, com as horas de sono cumpridas.

A noite abria com a banda Austríaca SERENITY, também esta executante de um metal sinfónico tecnicista e de sonoridades bem ao estilo das conquistas “por mares nunca dantes navegados”. É uma banda respeitada em território alemão. A sua actuação espelhou a experiência que esta banda já tem em cima dos palcos. Houve uma boa interacção com o público, acendendo a “chama” do público presente.

Seguiu-se a banda sueca FOLLOW THE CIPHER, liderada pela vocalista e sensual Linda Toni Grahn. Estávamos na presença de uma banda de Metal Sinfónico mas com riffs bem ao estilo do Power Metal. Este é um projeto relativamente novo, formado em 2014, mas que conta com músicos de vasta experiência. Entre eles destacamos Ken Kangstrom que esteve ligado à banda SABATON. No entanto em cima do palco quem ordena são as mulheres, e em especial a Linda Toni Grahn, com um presença imponente. Esta vocalista dá a vida à banda com a sua bela voz e a sua teatral presença. Com uma energia contagiante, puxaram muito e bem pelo público. Notámos que eram uma banda satisfeita por estarem a atuar numa das mais famosas salas da Alemanha.

Após o término do concerto da banda FOLLOW THE CIPHER, o público estava já no “ponto” para receber a banda BEYOND THE BLACK, que neste momento encontra-se nos Tops Alemães, e que o público da Europa Central tem recebido da melhor forma. A banda é liderada pela sensual vocalista Jennifer Haben, possuidora de capacidades vocais e musicais infinitas.

Breve biografia de BEYOND THE BLACK

A banda foi formada em 2014 na cidade de Mannheim, na Alemanha, e fez as suas primeiras aparições no festival Wacken Open Air 2014. Fez uma tour como banda de apoio a Saxon, e Hell.

Em 13 de fevereiro de 2015, a banda lançou o seu álbum de estreia, Songs of Love and Death , que alcançou o 12º lugar nas tabelas de música alemãs e 21º lugar nas tabelas austríacas. O álbum foi produzido por Sascha Paeth (Avantasia) e foi  recebido de forma muito positiva pela crítica. Uma semana depois, no dia 20 de fevereiro, a banda apareceu na televisão alemã Sat.1 Breakfast Television com a música “In the Shadows”.

A partir de 13 de maio de 2015, a banda lançou a sua primeira tour pela Alemanha, seguida de uma aparição no Wave-Gotik-Treffen em 23 de maio de 2015.

No dia 21 de dezembro de 2015 a banda anunciava através da sua página do Facebook, que o seu segundo álbum, intitulado Lost In Forever, seria lançado no dia 12 de fevereiro de 2016, e que teria 13 novas faixas, com uma edição de luxo que contaria com 9 músicas ao vivo (além de uma capa inédita ), uma entrevista e menu interativo.

Concerto de apresentação do novo álbum “Heart of the Hurricane” de BEYOND THE BLACK…

O segredo desta banda, e em especial deste álbum, é o facto de estarmos na presença de músicas “orelhudas”, capaz de orientar o ouvinte mais distraído, em que se nota serem temas bem pensados e executados de forma exemplar.

Esta banda conta com dois guitarristas de eleição (Chris Hermsdörfer e Tobias Lodes), que mostraram toda a sua mestria, nesta actuação na sala de concertos BACKSTAGE. As segundas vozes, mais conhecidas na gíria musical como Backing vocals, são um complemento de enorme qualidade à actuação de Jennifer Haben

Este concerto e apresentação do álbum foi do princípio ao fim sempre a “rasgar”. Já assistimos a vários concertos na Alemanha, e nunca tínhamos visto uma reacção tão calorosa e viva, por parte de um público normalmente mais “frio”. Foi um público com uma relação de admiração e em plena harmonia com a banda.

Jennifer Haben é uma profissional dos palcos. A sua simpatia e fotogenia que estabelece com todos os que a rodeiam, mostra que está a um passo de se tornar um monstro de palco. Todos os fotógrafos notaram essa simpatia e interacção estabelecida entre a banda, o público e os jornalistas presentes.

A nossa opinião…

Após ter terminado este concerto, queremos acreditar que BEYOND THE BLACK e em especial o público português, merecem interagir em território nacional. A presença desta banda num qualquer festival ou sala de espectáculos nacional, levaria ao fã do metal a grande qualidade, e musicalidade que se pede a todas as bandas que fazem música metal.

Apresentamos aqui todas as fotos, tiradas pelo Hélder Martins, e já mencionadas pelas bandas presentes. Mais um magnífico trabalho deste autor, para todos os fãs da GuitarScream.

SERENITY

FOLLOW THE CIPHER

BEYOND THE BLACK