GUITAR LEGENDS…recordando a Expo 92 em Sevilha (documentário histórico)

Crónica do Melga d’Aço

Decorria o ano de 1992, e Sevilha preparava-se para a exposição mundial, designada por Expo 92. Tinha nesta altura 16 anos. Já tinha dado os primeiros passos na aprendizagem da guitarra. Aprendia flamenco com Ragner Tovar, e o perfeccionismo exigido pelo estilo, obrigava os meus dedos a uma intensa ginástica. Mas sentia que faltava algo…faltava conhecer mais sobre o mundo da guitarra.

As televisões tinham apenas 2 canais (SIC surge apenas em Outubro). E eis que a RTP 2 resolveu  dar destaque a um dos maiores e mais bem pensados concertos de todos os tempos, juntando em palco, os melhores guitarristas da altura. Todos os estilos musicais tiveram em palco, desde Paco De Lucia, Al Di Meola, John Mclaughlin, BB King, Robert Cray, Eric Clapton, Brian May, Steve Vai, Stanley Clarke (Baixista famoso pelo tagarelar do seu instrumento), Joe Satriani, entre muitos outros…

O meu amor pela guitarra cresceu, e tornou-se tão obsessivo, que me levou a cometer um dos 7 pecados mortais…roubava moedas à minha mãe, à minha avó, e ao meu pai, para poder comprar cassetes VHS, para assim gravar todos os concertos…ainda hoje tenho em minha posse essas valiosas cassetes, e o famoso videogravador da Schneider, que tinha custado aos meus pais, cerca de 70 contos…uma pequena fortuna. Gravei todos os concertos, e gravei o documentário que revolucionou a minha paixão pelas curvas que nunca traem…a Guitarra!

Deixo aqui esse documentário, e aconselho a todos os que gostam do mundo da guitarra, que são guitarristas, ou que um dia pensam em ser, a verem o mesmo. Será de certeza uma ajuda a compreender este mundo do instrumento que domina o Mundo.