LUIZ ARANTES…um virtuoso brasileiro, em território Luso

A GS tem andado à procura e atenta aos grandes talentos da guitarra, presentes no panorama musical nacional. De nacionalidade brasileira, apresentamos um dos virtuosos da guitarra, a viver em Portugal, e a espalhar a magia da guitarra pelos palcos nacionais e internacionais, acompanhando vários artistas…Luiz Arantes

BIOGRAFIA

Nasceu a 28-05-1972 em Brasília/Brasil.
Começa a tocar guitarra em 1983 influenciado por bandas de Rock como Kiss, Scorpions, Queen, Journey e Peter Frampton. Inspirado pelo ambiente da primeira edição do festival Rock In Rio em 1985, começa a integrar bandas e a ter aulas particulares de guitarra. Sendo Brasília a cidade considerada a capital do Rock dos anos 80 no Brasil, Luiz absorveu forte influência do Rock brasileiro como Legião Urbana, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso, Blitz, Titãs e Barão Vermelho.
Em 1986 tocou ao vivo pela primeira vez. Foi numa festa particular na 714 Sul, Espaço In-Verso era o nome da banda e teve como baixista o PJ (Jotaquest) em 1987. Espaço In-Verso ensaiava e gravava no Brasília Rádio Center, edifício que abrigou grande parte das bandas de Bsb nos anos 80, incluindo Legião Urbana.
A partir de 1986, Luiz passa a sentir forte influência de guitarristas virtuosos como Eddie Van Halen, Steve Vai, Paul Gilbert, Joe Satriani e Yngwie Malmsteen.

Luiz tocou com várias bandas underground de Brasília nos anos 80 e teve no seu círculo de amigos muitos músicos que mais tarde se destacaram na música brasileira. PJ (Jotaquest), Cássia Eller, Tom Capone, Marcelo Barbosa (Angra e Almah) e Kiko Peres (Natiruts) são alguns exemplos.
Em 1988 começa a dar aulas particulares de guitarra, em 1992 estuda música na UnB – Universidade de Brasília.
Em 1993 muda-se para Lisboa e estuda Jazz no Hot Clube de Portugal.
Em Portugal Luiz estabeleceu-se com uma sólida carreira profissional onde gravou dezenas de discos para vários artistas e actuou ao vivo com grandes nomes da música portuguesa: Mariza, Ritual Tejo, Luís Portugal (Jafumega), João Pedro Pais, Fenando Cunha (Delfins), Ze Pedro (Xutos & Pontapés), Rui Veloso, Olavo Bilac, Miguel Gameiro, Tim(Xutos & Pontapés), Rui Pregal da Cunha (Heróis do Mar) e Tony Carreira. Muitos desses nomes ao abrigo da banda Ar de Rock, que promovia a união de vários artistas portugueses. Também Maria León e Pedro Ayres Magalhães (Madredeus), João Portugal, Adelaide Ferreira, Anjos entre muitos mais.
Em bandas originais de Rock Alternativo passou pelos SG’s, Fokker, Dseason, The Indigo e Yellow Dog Conspiracy.
A partir de 2011, quase 20 anos depois de se mudar para Portugal, Luiz decide focar energias na sua carreira em nome próprio como guitarrista. Para além de professor, músico de estúdio, tocar ao vivo em bares e acompanhar artistas acabam por adiar projectos de iniciativa própria. Finalmente a partir de 2012 começam a aparecer os frutos de Luiz como artista a solo:
2012 – DVD “Melodia, Textura & Groove” – Instrucional
2012/2013 – Director Musical e colunista da revista “Super Guitar”
2014 – Tour de Workshops por Portugal e Brasil
2015 – Gravação do álbum “Spectrum” com lançamento previsto para 2016
2016 – Integra a banda de Tony Carreira
A GS após ter ouvido os vários trabalhos deste guitarrista, está em condições de afirmar que o virtuosismo, a elegância, o “feeling”, a apurada técnica, e o bom gosto musical, definem este músico. Com influências muito vincadas, principalmente de Satriani, Van Halen e Paul Gilbert, quando executa a sua guitarra, soube criar a sua própria maneira de tocar e encantar os ouvintes mais exigentes. Acreditamos que é um guitarrista a distinguir, não só no panorama nacional, como no panorama internacional.
Aconselhamos que visitem o seu site, e conheçam um pouco mais do seu trabalho (www.luizarantes.com).