GS entrevista MIGUEL SEQUEIRA

 

 

Tem 38 anos, vive em Lisboa e a guitarra é a sua melhor amiga. Chama-se Miguel Sequeira (MS) e a guitarscream (GS) teve o privilégio de o entrevistar. Conheça melhor este guitarrista “made in Portugal”!

 

 

Waiting for better days (Original)

Waiting for better days é um Original meu!Espero que gostem!Partilhem!Visitem e Subscrevam o meu canal youtube!Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPVorru_n1S6mhclpzSRHsQObrigado m/ 🙂 m/

Publicado por Miguel Sequeira em Sábado, 15 de Julho de 2017

 

GS: Quando começaste a interessar-te pelo nobre instrumento que é a guitarra? Conta-nos a tua história.

MS: Comecei a interessar-me pela guitarra aos 14 anos! O meu pai tocava guitarra e sempre me quis ensinar, mas eu na altura não estava para aí virado, não ligava à música (agora tenho pena, podia ter começado bem mais cedo). Aos 14 anos a coisa mudou, comecei a ouvir música (rock) e a partir daí ela sempre me acompanhou e fez parte da minha vida!

GS: Com que idade compraste a tua primeira guitarra? Qual a marca? Ainda a tens?

MS: A primeira guitarra que comprei foi uma fender mexicana, tinha 15 ou 16 anos. Com muita pena minha já não a tenho, vendi-a para comprar outra. (que saudades da minha menina).

GS: Há uma premissa entre músicos que diz: “Guitarristas atraem mais mulheres que o resto dos membros da banda.”…(ahahahah)…Concordas com esta afirmação? Foi por causa desta afirmação que escolheste a guitarra como instrumento musical de eleição?…(ahahahah)…

MS: Claro que sim! Pensei, com a guitarra as mulheres são todas minhas… Hahahaha… Estou a brincar! Foi mesmo pelo gosto e sonoridade do instrumento, ainda hoje vibro e me arrepio com o som de uma boa guitarrada!

GS: És um autodidata, ou tiveste aulas em alguma escola ou com alguém particular?

MS: Como disse anteriormente, comecei a ter aulas com o meu pai, que me ensinou o básico e alguma teoria (foi muito importante). Mas o meu pai estudava guitarra clássica e eu não estava para aí virado, eu queria tocar rock. Eu nessa altura passava todo o tempo que tinha disponível agarrado à guitarra ou a ouvir música. Mais tarde na casa dos 20 fiz um ano no Hot Club. Mas considero-me um autodidata, pois muito do que aprendi foi sozinho.

GS: Diria que muitos guitarristas ou mesmo todos eles, têm uma especial adoração pelos instrumentos de cordas. Para além da guitarra que outro instrumento (s) costumas tocar?

MS: Para além da guitarra, toco um pouco de baixo, de cavaquinho e já fiz alguns trabalhos de guitarra portuguesa (mas não posso dizer que a domino pois toco à minha maneira).

GS: Quem são os teus ídolos no mundo da guitarra? Para ti quem foi ou quem é o melhor guitarrista de todos os tempos? Um dos melhores a nível internacional e nacional também.

MS: Os meus ídolos são: Slash, Jimmy Page,  Jimi Hendrix , David Gilmour, Dimebag Darrel,  Nuno Bettencourt, John Petrucci,  Pat Metheny, o Jeff Beck, o Joe Satriani e o Steve Vai. Para mim não existe melhor guitarrista do Mundo são todos importantes cada um à sua maneira! Mas existem dois que a guitarra parece fazer parte deles(o que fazem é como respirar) o Jimmy Hendrix e o Steve Vai. A nível nacional gosto muito do Pedro Jóia (é outra onda, mas é genial) e internacional tenho de dizer o Steve Vai.

GS: Com que outro guitarrista gostarias partilhar o palco? Porquê?

MS: Com qualquer um dos que mencionei anteriormente! Porque são os meus Deuses da guitarra! Ahahahah…

GS: Quais os projectos musicais em que estiveste ou ainda estás envolvido?

 MS: Já tive montes de projectos a maior parte deles nem chegaram a ter nome ou  a sair da garagem! Vou mencionar apenas alguns : Hexalite (minha primeira banda, tinha 15 ou 16 anos), Rithm of Death (Metal), Ashley’s (Rock), 70’s (covers dos anos 70), A Esf3ra (originais Rock), Pata na Bossa (bossa nova), Os Nota ao Lado (covers), A Graphonola (música tradicional Portuguesa). Neste momento estou a trabalhar no meu projecto a solo.

GS: Falando agora na questão técnica, explica-nos o teu RIG em cima do palco. Quantas guitarras tens? Descreve cada uma delas quanto à marca e performance. Qual a tua favorita e porquê? Que outros componentes tecnológicos utilizas? (amplificadores, pedais, etc)

MS: Neste momento tenho 3 guitarras, uma Mayones, uma Washburn n4, e uma Gibson SG. Todas elas são bem diferentes em termos de sonoridade, a Mayones é a guitarra que tenho mais versátil, tanto a uso para som pesado, como para som mais limpo, quando quero ter um som mais blues ou rock n’ roll uso a Gibson SG, a Washburn uso quando preciso de fazer um solo que fure mais no instrumental ou mais técnico! O Amp que mais utilizo é um combo Laney Chromozone a válvulas. 5*****

Os pedais que uso: Super OverDrive SD-1 e Distortion DS-1 para excitar as válvulas do Amp; WhaWha – Morley Bad Horse 2; quando preciso de algum chorus, flanger, Delay, ou compressão, utilizo a rack G-Minor da TC-Electronic. Este é o material que mais utilizo!

GS: Tens ideia quanto é que já investiste em material? Ainda vais investir mais em material?

MS: Não faço ideia… lololol…Sempre que posso invisto mais um pouco.

GS: Achas a guitarra um instrumento musical com futuro, perante a realidade actual e a rápida difusão da música electrónica?

MS: Acho que a guitarra nunca vai deixar de estar no panorama musical! Existem ciclos em que se ouve mais um estilo de música ou outro, mas o  Rock e o Metal vão estar sempre lá! \m/ \m/

GS: No futuro quais são os teus objectivos como guitarrista? Tens músicas da tua autoria? Onde podemos escutá-las?

MS: Neste momento estou a preparar o meu trabalho a solo, além disso tenho investido muito no youtube! Adoro gravar, fazer vídeos e partilhá-los com o público!

Visitem a minha página do youtube, e encontram alguns originais, brincadeiras e ideias que tenho.

Youtube : https://www.youtube.com/channel/UCPVorru_n1S6mhclpzSRHsQ

Facebook : https://www.facebook.com/SOUNDSandSOUL/

GS: Que tipo de som te vai normalmente na alma? O que ouves em casa, no carro? Que estilo musical caracteriza a pessoa Miguel Sequeira?

MS: Sempre ouvi vários estilos de música, mas o que me preenche é o Rock, sem dúvida alguma!

GS: Uma opinião da actual música rock / metal nacional.

MS: Existem muitas bandas de qualidade! A maioria delas está fechada em garagens e estúdios de ensaios! Muitas delas acabam, porque o pessoal não tem apoio algum e acaba por se chatear! Fazer uma banda não é fácil, mesmo nada fácil, são horas, dias, anos, a estudar, a criar, a ensaiar e no final não têm recompensa alguma! Não conseguem chegar ao público, que de certeza agradecia a boa música que se faz em Portugal!

GS: As grandes editoras da música metal, como a Century Media Records, Napalm Records, Roadrunner Records, etc, conseguem lançar bandas de topo de toda a parte do mundo. No entanto vemos que as bandas portuguesas ainda não atingiram esse patamar. Temos excelentes bandas de metal em Portugal, na tua opinião a que se deve a não presença de bandas nacionais nessas grandes editoras? O que se poderia fazer para que as bandas nacionais pudessem atingir esse nível internacional?

MS: Primeiro tem de existir uma entrega  de corpo e alma das próprias bandas! Quando isto acontece, a música tem alta qualidade e mesmo assim não existe um feedback das grandes editoras… não sei…  só me entristece…e só posso dizer ás bandas para não desistirem e procurarem outros caminhos!

GS: Para finalizar, achas que a idade prejudica o guitarrista ou é como o vinho do porto, quanto mais velho melhor?

MS: Sem dúvida que quanto mais velho melhor! O músico é um individuo que está em constante aprendizagem, é como um livro com páginas infinitas a serem escritas todos os dias a toda a hora… pois tudo à nossa volta influência a música que se faz (o ambiente, os amigos, a família, as horas de estudo, a prática do instrumento, os concertos a que assistimos e os que fazemos, etc…), o músico é e será sempre um leigo… ávido de conhecimento.

GS: Indica-nos um canal pela qual os nossos seguidores possam conhecer melhor o guitarrista Miguel Sequeira. (canal youtube, facebook, etc)

MS: Visitem e subscrevam! \m/ 0 0 \m/

Youtube : https://www.youtube.com/channel/UCPVorru_n1S6mhclpzSRHsQ

Facebook : https://www.facebook.com/SOUNDSandSOUL/

 

Obrigado Miguel por dispensares um pouco do teu tempo precioso para responderes a estas perguntas.

 

 

Deixe uma resposta